top of page
WhatsApp Image 2025-10-13 at 15.03.34.jpeg

Ação-ritual de fechamento do Festival Marco Zero 2025 guiado pela Liderança Indígena do Povo Kari Xocó Idiane Crudzá. Um encontro Rezo- Rua e continuidade para as boas novas das vidas que nascem constantemente na rua, apesar do asfalto.

Mulher indígena Kariri-Xocó, professora da língua Dzubukuá Kariri Kipeá e da cultura Kariri-Xocó no Espaço Swbatkerá. Militante das causas indígenas. É representante no GT das Línguas Indígenas da Região Nordeste da Década Internacional das Línguas Indígenas (DILI 2022-2032) instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas proclamado pela UNESCO em 2019. 
Mãe de 5 filhas/os. Sua vida está marcada pelas tradições do seu povo, na Aldeia Kariri-Xocó, onde aprendeu a tecer e construir adornos de palha, penas e sementes.
Pratica a medicina natural tradicional e cresceu vendo as mais velhas fazendo louças e utensílios de barro. Celebra e reza pela vida material e espiritual no ritual sagrado do Ouricuri.
Aprendeu e ensina o idioma Dzubukuá-Kariri-Kipeá e na Aldeia onde vive, acompanha e tenta ajudar a luta dos anciões e anciãs, guardiões das tradições de meu povo, aprendendo sempre com eles e sobretudo investindo na perpetuação da sua cultura junto a seu povo.

bottom of page